Práticas do escotismo ganham indicações literárias
Na perspectiva de divulgar histórias e curiosidades por trás do Movimento do Escotismo, o Grupo Escoteiro Georg Black, mais antigo em atividade no país, apresenta três sugestões de livros
No clima de leitura que tomou conta do Rio Grande do Sul após 71ª Feira do Livro de Porto Alegre, maior evento literário do estado, muitos gaúchos e gaúchas procuram ajuda frente à numerosa oferta de livros que podem ser consumidos. Por este motivo, Eduardo Voelcker, diretor de métodos educativos do Grupo Escoteiro Georg Black – mais antigo de escotismo em atividade no Brasil e que tem sede na Capital Gaúcha -, traz três indicações de livros para quem busca saber mais sobre esta prática, que alia a disciplina com atividades em meio à natureza.
- “Escotismo para Rapazes” (Robert Baden-Powell)
Esta obra é considerada o ponto de partida de todo o movimento do Escotismo, pois foi a partir dele que jovens começaram a se organizar em conjuntos para promover as atividades propostas por Baden-Powell. Reúne seis fascículos quinzenais produzidos de janeiro a março de 1908, e editado em forma de livro no mesmo ano. Imediatamente, este livro instigou jovens das Ilhas Britânicas e não demorou para se popularizar no mundo inteiro, traduzido em diversos idiomas.
- “Manual do Escoteiro Mirim” (Disney)
Publicado no Brasil pela primeira vez em 1971, pela Editora Abril, este livro serviu como porta de entrada para muitas crianças no movimento escoteiro, no Brasil e no mundo. Junto com o Tio Patinhas e seus três sobrinhos, Huguinho, Zézinho e Luisinho, o livro dá dicas básicas de acampamento e sobrevivência na natureza, ensina a identificar constelações no céu, símbolos nos escudos heráldicos e diversas outras informações de utilidades variadas. Tudo isso, com imagens coloridas e linguagem de fácil compreensão para crianças, mas com um humor inteligente de arrancar gargalhadas de todos as idades.
- “Guia de Especialidades” (Escoteiros do Brasil)
As especialidades são um conhecimento ou habilidade particular que se possui sobre um determinado assunto, e o domínio delas é etapa fundamental da trajetória de evolução de escoteiros e escoteiras. Com a proposta de reunir estes conhecimentos e instruir leitores a adquiri-las, este Guia, da União dos Escoteiros do Brasil, reúne especialidades de 5 áreas que envolvem o escotismo: Ciência e Tecnologia, Cultura, Desportos, Serviços e Habilidades Escoteiras. Os ensinamentos são valiosos tanto para os lobinhos mais iniciantes, quanto para os pioneiros mais experientes.
O acervo literário e histórico que contempla o universo do escotismo é vasto, tanto internacional quanto nacionalmente, e mantém vivos os fundamentos desta prática. Para conhecer sobre a trajetória do grupo de escoteiros mais antigo em atividade no Brasil, assim como de seu fundador, documentos e fotos históricos podem ser conferidos gratuitamente no Memorial Escoteiro Grupo Georg Black, mantido em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Contato: contato@georgblack.com.br / (51) 9819-1913 (whatsapp).
