Nosso Grupo

ERA UMA VEZ… Porto Alegre, em 1906, quando chegava o instrutor de Ginástica de Munique – Alemanha, Georg Black, recém contratado para ser o responsável pelo desenvolvimento da ginástica no TURNERBUND (nome antigo da SOGIPA) e da formação de outros instrutores.

Foi um prático, visionário, um ginasta entusiasmado e um excelente esportista (atletismo, ginástica de aparelhos, futebol – Grêmio, punhobol, esgrima, ciclismo e natação), além de contribuir para a formação de outros professores, lecionando no Seminário Evangélico, Colégio São José (PoA), Seminário Sínodo Riograndense (São Leopoldo – RS).

Georg Black teve seus primeiros contatos com o Escotismo quando representava a SOGIPA (ainda TURNERBUND), durante a realização do Festival de Ginástica em Leipzig, Alemanha, 1913.

Chamou-lhe a atenção uma associação de jovens uniformizados que prestava colaboração eficiente ao bom desenvolvimento das provas esportivas. Eram os Escoteiros da Sociedade de Ginástica de Munique, com quem realizou contatos colhendo subsídios, já pensando em Porto Alegre.

No seu retorno, motivou um grupo de jovens que passou a reunir-se nos arrabaldes do Bairro São João, no Campo Esportivo do então “TURNERBUNB”, dedicando-se, este grupo de jovens, à vida ao ar livre, passeios nos arredores de Porto Alegre e excursões as Colônias alemãs, onde foram mais tarde fundados outros grupos escoteiros.

Em 1920, o Grupo contava com 80 rapazes e moças, portanto misto. No período de 1922 á 1928, contatos com as Associações Escoteiras da Áustria e da Inglaterra, mais tarde “Boys Scout Internacional Bureau”, recebeu as primeiras orientações sobre provas, uniformes e regras do Movimento Escoteiro Internacional. Em 1924 foi criado o ramo dos Lobinhos.

O Grupo de Escoteiros na SOGIPA inicialmente levou o nome de Pfadfinderkorps zu Porto Alegre, após Pfadfinder Group von Porto Alegre, tendo mudado sua denominação, por ocasião da Segunda Guerra Mundial, no ano de 1944, para Associação dos Escoteiros da SOGIPA. Em 1963, por ocasião do seu cinqüentenário, passou para Grupo de Escoteiros Georg Black, em homenagem ao seu fundador.

Desde então centenas de jovens, chefes, famílias e incentivadores tem participado do movimento escoteiro, incorporando o legado de Baden Powell através do Grupo Escoteiro Georg Black – Departamento Escoteiro da SOGIPA, o mais antigo em atividade no Brasil que completou em 2013  100 anos de atividades.

Uma vez escoteiro, sempre escoteiro!